Orientação Do Comitê De Ética
Avaliação: +3+x

Boa tarde, doutor. Sente-se. Sua programação foi apagada. Não tente sair da sala até você ser informado de que esta sessão terminou. A porta já está trancada, mas é fundamental que você preste atenção. Ótimo.

Você agora faz parte do Comitê de Ética da Fundação SCP. Este não é um rebaixamento.

Sente-se.

Sim, você está aterrorizado. Você acha que está sendo punido por alguma falha, algum lapso de julgamento, algum desastre horrível com que você estava envolvido. Você acha que sua carreira com a Fundação acabou. Você pode até ter pensado que "transferido para o Comitê de Ética" é um eufemismo para "morto". Este não é o caso.

Você notará que eu disse "morto" em vez de "rescindido". Essa é uma escolha deliberada. No Comitê de Ética, nós não usamos eufemismos.

Por causa do trabalho que a Fundação SCP faz, um monte de funcionários acha que a idéia de a Fundação ter um Comitê de Ética é apenas uma piada de mau gosto. Ou eles sabem que o Comitê existe, mas têm a impressão de que somos uma cambada de incompetentes. Um bando sem propósito de ocupantes de cadeiras que move um carimbo que diz "APROVADO", e nunca se atreve a expressar uma objeção.

Sim, eu vejo que você já ouviu as piadas. Aqui está uma – "quantos membros do Comitê de Ética são necessários para trocar uma lâmpada? Nenhum! O Comitê de Ética não pode fazer nada!"

Não, está tudo bem. Você pode rir.

Nós fazemos um esforço para manter a impressão de que somos inúteis, porque nós somos o poder secreto dentro da Fundação SCP.

Sente-se.

Sim, há os O5s. Eles julgam o que é e o que não é seguro, e isso é uma função vital e importante. Mas nós somos os únicos que aconselham os O5s sobre o que é e o que não é aceitável.

Você fez coisas horríveis e hediondas enquanto trabalhou para a Fundação - não tente negar isso, doutor. Todos nós já fizemos coisas horríveis e hediondas enquanto trabalhamos para a Fundação. Essa é uma das conseqüências inevitáveis de trabalhar com SCPs. E de vez em quando, você já se perguntou se somos, entre aspas, vilões. Bem… não somos. E isso é por causa do Comitê de Ética. Esta é a sua primeira lição. Você entendeu?

Lembre-se: a Fundação não é maligna. Nós não torturamos as pessoas "porque sim". Somos contra a crueldade desnecessária. Isto significa que alguém tem que decidir quando a crueldade é necessária. E esse alguém somos nós.

Pare de tremer.

É importante que você se lembre disso. É a sua segunda lição. A Fundação não domina o mundo. A Fundação serve o mundo. Você entende o que isso significa? Independentemente do que a população geral pode achar que ela quer, o que fazemos, o que a Fundação faz, é com os melhores interesses desta população geral em mente. Sim, eu tenho certeza que você já percebeu isto… mas você não pensou sobre as implicações mais profundas. Você consolou-se ao pensar que toda a tortura e assassinato são para o bem maior. Isto implica que um bem maior… e um bem menor. Isto implica que há vários bens distintos, e que estes podem ser quantificados e comparados. Isso é o que nós fazemos no Comitê de Ética.

Somos nós que equilibramos os custos morais de tudo o que a Fundação faz. E para equilibrar os custos, temos de sabê-los. Você percebe o que isso significa, doutor? Isso significa que sabemos tudo o que a Fundação faz, fez e irá fazer. Tudo o que já foi redigido ou expurgado, nós sabemos. Até o último detalhe.

Sim, incluindo o que o SCP-447-2 faz quando entra em contato com cadáveres. Sim, nós também sabemos exatamente o que é o Procedimento 110 Montauk. Deveríamos. Fomos nós que o projetamos.

Não, está tudo bem. É uma reação comum. Talvez não devêssemos agendar estas reuniões para logo após o almoço, eu suponho. Aqui, limpe sua boca.

Você não vai mais estar participando de pesquisa ativa. Você pode considerar-se um pesquisador em geral, voando de um projeto para outro, de um local para outro, à vontade. Este não é um segredo, você está pode dizer a todos os seus amigos que foi transferidos para o Comitê de Ética… se você puder lidar com as piadas e a pena. Você vai observar o que está sendo feito, e perguntar aos participantes – e a si mesmo - porque isso está sendo feito. Se em algum momento você sentir que algo é excessivo, desnecessário ou errado, nos informe. Vamos convocar as pessoas envolvidas, e fazer-lhes perguntas, dessa forma ineficaz e mansa da qual seus colegas zombaram.

E, em seguida, as informações serão transmitidas dos O5s para baixo, através dos muitos níveis da nossa burocracia. E aqueles que são antiéticos receberão reprimendas que serão anotadas em seu registro permanente. Ou o seu salário vai ser cortado, ou eles serão rebaixados, ou eles vão ser transferidos para outro projeto.

Ou eles serão fuzilados por crimes contra a humanidade.

Esta é a sua terceira lição. Lembre-se disso.

O "P" significa "Proteger". A Fundação protege a humanidade dos SCPs, e nós protegemos a Fundação dela mesma. Nós julgamos que é e não é aceitável para a Fundação fazer. Nós equilibramos males para que, no geral, e no longo prazo, o mal seja minimizado.

Não, você não tem escolha sobre estar no Comitê.

…Sim, a ironia é linda, não é.


Artigo Original

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License