SCP-064
Avaliação: 0+x
064.jpg
SCP-064

Item nº: SCP-064

Classe do Objeto: Seguro

Procedimentos Especiais de Contenção: SCP-064 deve ser mantido em uma área adequadamente remota para observação. Os objetivos atuais são gerar um modelo geométrico do padrão de comportamento do objeto e observar mudanças neste padrão causadas pela localização ou pela composição do solo. Alguns locais, como o Deserto de Gobi e o interior da Austrália, estão sendo considerados para testes futuros. A localização atual de SCP-064 é confidencial para todos os funcionários com autorização de segurança de Nível 3 ou inferior. Quando o crescimento parar, equipes de campo deverão documentar o tamanho, formato e composição da estrutura, e remover o objeto para transportá-lo para outro local.

Descrição: SCP-064 é um tijolo de barro marrom-claro, composto primariamente de óxidos de silício e uma pequena quantidade de matéria orgânica. O objeto pesa 1,6 kg, medindo 10 cm x 6 cm x 20 cm. Sua superfície é lisa e plana, com algumas lascas estéticas. Em geral, o objeto é visualmente semelhante à maioria dos tijolos utilizados em construção civil.

Quando deixado deitado em uma superfície plana de terra macia, SCP-064 começa a se multiplicar através de um mecanismo desconhecido. Observações mais próximas revelam o surgimento de uma treliça irregular de fibras de silício no formato do objeto original, esta treliça é então preenchida com uma mistura à base de terra que se solidifica após atingir a massa adequada. Este processo parece similar à propagação micélica observada em fungos, com raízes microscópicas 'minerando' minerais do solo. Em condições ideais (composição do solo de 90% de dióxido de silício [SiO2]), leva cerca de setenta (70) minutos para que um tijolo completo seja finalizado.

Com uma larga área de terra para utilizar, SCP-064 produz uma estrutura independente altamente complexa e teoricamente estável, incluindo pisos e tetos. Observações passadas indicam que a estrutura poderia adquirir o formato de uma estrela de doze pontas, com mais de 10 km de diâmetro e altura considerável. Isto, entretanto, é uma especulação, uma vez que o crescimento pára permanentemente quando a estrutura encontra um obstáculo significativo, o que inclui qualquer objeto com massa superior a 10 kg. A integridade estrutural é bastante alta, uma vez que os tijolos se orientam da maneira mais plana possível e se encaixam quase perfeitamente. Curiosamente, o crescimento da estrutura segue instruções específicas ligadas às direções cardeais, com SCP-064 sempre permanecendo como o tijolo mais ao norte do piso mais baixo.

SCP-064 deve permanecer conectado para que o crescimento ocorra. Após removido, a estrutura começa a enfraquecer, com todos os tijolos secundários se desfazendo em poeira com uma velocidade quase igual à de surgimento. Recolocar o objeto na estrutura dentro de vinte (20) minutos freia este enfraquecimento e permite que o crescimento continue; além deste limiar, o processo é irreversível.

SCP-064 foi encontrado por acaso em Abril de 20██. Durante uma observação de imagens de satélite de um planalto na Cordilheira dos Andes, um operador de câmeras percebeu que uma construção parecia estar crescendo. Extrapolando a localização aproximada do objeto à partir da direção aparente do crescimento da construção (que foi interrompido após a apreensão), equipes de campo localizaram o objeto que se diferenciava em coloração dos tijolos secundários, ricos em óxidos de ferro do solo local. Ocorre atualmente uma escavação de grande escala no local de descoberta, buscando determinar a origem tecnológica e cultural do objeto.


Artigo Original

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License