SCP-146
Avaliação: 0+x
146.jpg
Nota: Foi determinado que fotos de SCP-146 não representam riscos.

Item nº: SCP-146

Classe do Objeto: Euclídeo

Procedimentos Especiais de Contenção: Os procedimentos de contenção foram revisados após a descoberta de que os efeitos de SCP-146 eram perigosamente amplificados pelo método anterior (um recipiente de contenção padrão, trancado, medindo meio (0,5) metro cúbico). Entretanto, o recipiente anterior deve permanecer disponível, caso algum pesquisador deseje testar SCP-146 em alta intensidade. Uma autorização de Nível 3 é necessária a qualquer funcionário que pretenda trancar ou cobrir SCP-146 por mais que dois dias.

Em situações normais, SCP-146 deve ser mantido em um pedestal de mármore em sua câmara de contenção, localizada em [DADOS EXPURGADOS]. A câmara de SCP-146 deve medir pelo menos vinte (20) metros quadrados, com paredes de estuque e um teto pintado de forma semelhante ao céu em um dia claro. A câmara deve permanecer constantemente bem iluminada (de forma equivalente à luz do dia), equipada com uma variedade de vasos de plantas naturais (que devem ser cuidadas diariamente) e decorada no estilo utilizado no período da República Tardia Romana (120-80 a.C.). Experimentos com diferentes estilos de decoração indicam que SCP-146 parece preferir o arranjo atual, possuindo preferências estéticas comuns à aristocracia romana daquele período. Embora este método de contenção seja o padrão, é permitido que pesquisadores com autorização de Nível 2 ou superior experimentem com arranjos diferentes para modificar os efeitos de SCP-146.

Apesar de SCP-146 ser imóvel e portanto requerer poucos procedimentos de segurança por si só, funcionários que adentrem sua câmara ou interajam com o objeto de alguma forma não devem fazer contato visual com os olhos de SCP-146. Qualquer tentativa de cobrir SCP-146 é proibida, pois provou-se que este ato aumenta os efeitos de SCP-146 em proporções imprevisíveis. De forma geral, após um (1) dia coberto ou confinado, SCP-146 manifesta a habilidade de produzir seu efeito sem precisar fazer contato visual. Após sete (7) dias, o efeito de SCP-146 torna-se ao mesmo tempo mais intenso e irrestrito ao seu campo visual. Durante os testes, os pesquisadores em uma sala adjacente foram afetadas, e um deles foi permanentemente [DADOS REMOVIDOS]. Os experimentos envolvendo a restrição de SCP-146 por mais de sete (7) dias foram proibidos por ordem de O5-█. Vendas e biombos decorativos devem ser disponibilizados aos funcionários encarregados de adentrar a área de contenção de SCP-146 para manutenção.

Descrição: SCP-146 é uma cabeça oca de bronze, aparentemente parte de uma estátua ou busto completo, retratando uma jovem, ou talvez um jovem afeminado, vestindo uma coroa. A cabeça apresenta grande incidência de oxidação, provocando o surgimento de azinhavre. A coroa de SCP-146 é incrustada com decorações de prata, e seus olhos (aparentemente a fonte dos efeitos de SCP-146) são de prata batida, polidos de forma levemente refletiva. Até o presente momento, SCP-146 não demonstra qualquer sinal de movimento, mas suas reações a certos tipos de decoração em seu ambiente indicam a possibilidade da existência de algum grau de senciência, ou até mesmo sapiência. Se SCP-146 é capaz de se comunicar, o objeto não o fez até o momento.

SCP-146 apresenta a habilidade de acessar e trazer à mente certas memórias daqueles que fazem contato visual com o objeto. Estas memórias são, em geral, vinculadas a um sentimento de culpa ou vergonha no indivíduo. Após o contato inicial, é suficiente que o indivíduo permaneça no campo de visão de SCP-146 para que estas memórias e sentimentos associados se tornem mais intensos, embora a manutenção do contato visual seja capaz de acelerar o processo.

Após o contato visual inicial com SCP-146, memórias recentes começam a surgir na mente do indivíduo. Por exemplo, um indivíduo que tenha ignorado um amigo ao passar por ele ou excedido um limite de velocidade em seu veículo será lembrado destes eventos e começará a se sentir levemente culpado, independente de suas reações iniciais a estes eventos. Ao ser continuamente exposto ao olhar de SCP-146, o indivíduo começará a se lembrar de memórias mais antigas de maneira mais vívida, correspondendo com sentimentos de vergonha. Em geral, após trinta (30) minutos de exposição, estas memórias deixam de ser lembranças vívidas e tornam-se alucinações intensas, tornando o indivíduo incapaz de distinguir entre o passado e o presente, ou mesmo entre a realidade e a imaginação. Também foram notadas regressões de personalidade, especialmente em casos envolvendo memórias de traumas de infância. Qualquer cobaia exposta a mais de trinta (30) minutos deve ser fisicamente restringida para sua segurança e a dos outros. Até o momento, todos os indivíduos expostos a SCP-146 por sessenta (60) minutos foram completamente absorvidos por suas alucinações; em nenhum destes casos foi possível restaurar a consciência, permanecendo todos em estado de semi-catatonia. Estes indivíduos devem ser alimentados por via intravenosa e não respondem a qualquer estímulo ou comunicação externa, se manifestando apenas em murmúrios relacionados às suas regressões.

Também foi notado que ao serem lembrados de eventos vergonhosos, os indivíduos afetados frequentemente se sentem compelidos a repararem suas ações. Isto, em geral, não é um problema em casos de ofensas pequenas e, em alguns casos, levou até a um aumento na amizade e união entre os funcionários. Entretanto, os problemas surgem quando o indivíduo não é capaz de reparar suas ações, seja porque a parte ofendida não pode ser encontrada ou porque a transgressão é, de alguma forma, irreparável. Em alguns destes casos, o indivíduo redobra então suas ações positivas, como tentativa de "equilibrar" sua culpa. Contudo, na maioria das vezes, estas pessoas entram em depressões profundas e/ou recorrem a algum tipo de auto-punição, incluindo auto-mutilação e suicídio. Para mais detalhes sobre estes casos, favor ler os registros de experimentos em anexo.

SCP-146 foi obtido de um Sr. ████ ███████, em Birmingham, no Reino Unido. O Sr. ███████ havia obtido SCP-146 durante o leilão da casa de um famoso filantropo, o falecido ████████ ██████████, Senhor de █████████████. O objeto foi comprado como parte de um lote contendo uma série de outros artefatos pelo valor de £█████. Após sofrer os efeitos de SCP-146, o Sr. ███████ começou a se consultar com psiquiatra, o Agente Oculto UA33-56G. O Sr. ███████ foi internado em uma instituição e SCP-146 foi tomado sob custódia da Fundação. As anotações do Agente UA33-56G sobre a situação mental do Sr. ███████ encontram-se disponíveis para pesquisadores de Nível 2 ou superior, arquivadas como Documento SCP-146-A.